Dicas para se organizar com a ajuda da tecnologia

Por Fernanda Festucci | Braptec

Você tem a sensação de que sua rotina está bagunçada? Você não sabe nem por onde começar a se organizar?

Muitas vezes é assim que nos sentimos. Não sabemos o que priorizar ou como organizar as tarefas para não esquecer de nada e, ainda, garantir produtividade para nosso trabalho e para nossa vida.

Mas com tantos compromissos diários, afazeres da casa, suporte para os filhos e diversas preocupações, como garantir uma rotina equilibrada e uma mente sadia? Como elencar prioridades, ter foco e lembrar de tudo o que precisa ser lembrado?

Para te auxiliar em tudo isso, separamos quatro dicas. Elas irão te ajudar a manter o foco, as finanças equilibradas e a pontualidade. Tudo isso, sem perder nenhum arquivo ou esquecer tarefas. E, claro, sempre contando com o auxílio da tecnologia.

1. Use e abuse da agenda

O uso de uma agenda é fundamental para se organizar de forma eficiente no dia a dia.

Ela proporciona uma visão clara e estruturada de todas as tarefas, compromissos e prazos, permitindo uma melhor gestão do tempo e das atividades.

Ao registrar os compromissos em uma agenda, é possível priorizá-los e distribuí-los de maneira equilibrada ao longo do dia, evitando sobrecargas ou esquecimentos. Além disso, uma agenda ajuda a criar uma rotina e estabelecer um senso de disciplina, fornecendo uma referência tangível para o planejamento diário.

Com o auxílio da agenda, é possível visualizar e controlar melhor as demandas, otimizando o tempo e evitando conflitos de agenda. Dessa forma, o uso de uma agenda é uma prática eficaz para se organizar, maximizar a produtividade e reduzir o estresse no cotidiano.

Utilizar um aplicativo de agenda, como o Outlook ou o Google Calendar, significa ter no bolso, a um toque, informações fundamentais para planejar os seus dias, sem perder o controle da rotina.

Anote tudo o que precisa fazer, adicione lembretes e convide todos os envolvidos nas tarefas e nos compromissos para que eles também priorizem as ações.

2. Faça listas e anotações

Anotar aquela ideia brilhante que veio à mente de uma hora para outra, no caminho para o trabalho, tomando banho ou na hora de dormir, é outra prática que pode te ajudar muito na organização.

Você pode utilizar o bloco de notas do celular, aplicativos como OneNote (que nós amamos e recomendamos muito), Notion e Evernote ou, ainda, um caderno, que deve estar sempre com você.

Mantenha essa lista sempre por perto e anote tudo o que puder. Depois, passe a limpo e defina prioridades. Sustentar essa prática é mais simples do que parece e irá te ajudar a lembrar de tudo o que precisa, sempre!

Afinal, ao colocar as tarefas e compromissos no papel (ou em um dispositivo eletrônico), é possível visualizar de forma clara e objetiva tudo o que precisa ser feito. Além de ajudar a evitar esquecimentos, as listas e anotações permitem estabelecer prioridades, planejar prazos e acompanhar o progresso das atividades.

Essa prática também libera espaço mental, pois você não precisa se preocupar em lembrar de todas as informações e tarefas. Ao ter tudo registrado, é mais fácil se concentrar, ser mais produtivo e tomar decisões.

3. Adote os Mapas Mentais

Os mapas mentais são uma ferramenta poderosa para a organização de ideias e o estímulo à criatividade. Eles funcionam como uma espécie de “software cerebral” e oferecem um suporte para estruturar e aprofundar o pensamento e a comunicação, pontos fundamentais, especialmente em trabalhos criativos.

Essa ferramenta poderosa, permite representar visualmente conexões, conceitos e informações, ajudando a compreender e estruturar o pensamento de forma clara e concisa.

Ao utilizar mapas mentais, é possível capturar e organizar informações de maneira não linear, criando uma representação gráfica que reflete a maneira como o cérebro faz associações e estabelece relações.

Além de facilitar a compreensão e a memorização, os mapas mentais também incentivam a geração de novas ideias e a exploração de diferentes perspectivas, promovendo a criatividade e a resolução de problemas.

MindMeister e MindNode são duas das várias aplicações que fornecem um bom serviço para que você comece a conhecer esse universo tão interessante.

4. Controle suas finanças

Controlar as finanças é de extrema importância para garantir estabilidade financeira e uma vida tranquila.

Quando se tem o controle adequado sobre as receitas e despesas, é possível evitar dívidas excessivas, planejar investimentos e alcançar metas financeiras de longo prazo. Além disso, o controle financeiro permite tomar decisões conscientes sobre o uso do dinheiro, identificar oportunidades de economia e estabelecer uma reserva de emergência.

Ao saber exatamente como o dinheiro está sendo gerenciado, é possível ter mais liberdade, segurança e tranquilidade em relação ao futuro financeiro.

Lidar com dinheiro não é o seu forte? Então a tecnologia pode te ajudar!

Aplicativos especializados em registrar seus gastos e transações, criar alertas de pagamentos e gerar gráficos e relatórios estão aí para isso. Nossa dica são os softwares GuiaBolso, Minhas Economias e Organizze.

Você também pode criar uma planilha em Excel para anotar os seus gastos e controlar a sua conta bancária e os seus investimentos.

Mas atenção! O mais importante é incluir esse controle em sua rotina. Por isso, pense em montar um controle que você poderá preencher sem perder muito tempo. Nessas horas, menos é mais. O importante é seguir em frente.

E ai, o que achou dessas dicas? Conte pra gente nos comentários e inclua as suas – vamos adorar saber!

E se chegou até aqui, aproveite também para ler o artigo “4 dicas para investir em quem mais importa: você!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *