Explorando a Riqueza Cultural: recomendações de filmes e livros celebrando a Consciência Negra

Por Fernanda Festucci | Braptec

Criado em 2003, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data recorda a morte de Zumbi dos Palmares, líder do que viria a ser o maior quilombo da colônia brasileira, o Quilombo dos Palmares, e um ícone de resistência do Brasil Colônia.

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. É um lembrete no calendário de que o país e o mundo têm um longo caminho a percorrer quando se fala de igualdade e combate ao racismo, abrindo caminho para o diálogo e a reflexão sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.

Felizmente nos últimos anos, o debate sobre a necessidade de representatividade vem ganhando força. Por isso, neste dia dedicado à Consciência Negra, separamos alguns livros e filmes sobre a luta contra o preconceito e por uma sociedade menos desigual. É só clicar nos títulos para acessar mais informações sobre o conteúdo. Aproveite!

Filmes

What happened, Miss Simone? (2015)

Conta a história da lenda do jazz e ativista pelos direitos civis dos negros no Estados Unidos, Nina Sinome. O documentário também faz uma crítica ao universo musical que, muitas vezes, é misógino.

Raça (2016)

Cinebiografia de Jesse Owens, atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olímpiadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime militar nazista de Adolfo Hitler.

Corra! (2017)

Chris é um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana, Rose. Em princípio, ele acredita no comportamento excessivamente amoroso, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Livros

Pequeno Manual Antirracista (2019)

Neste livro, a filósofa e ativista brasileira Djamila Ribeiro trata de temas como as origens do racismo e como combatê-lo. Aponta, ainda, que a prática antirracista é urgente e que se dá nas atitudes mais cotidianas.

Racismo Estrutural (2019)

A partir do conceito de que o racismo institucional vai muito além da ação de indivíduos com motivações pessoais, o autor Silvio Almeida apresenta dados estatísticos e discute como é o racismo na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil (2015)

Sueli Carneiro publicou, entre 2001 e 2010, inúmeros artigos. Este livro é uma coletânea dos melhores textos desse período. Nele, a autora faz uma reflexão sobre como o racismo e o sexismo têm estruturado as relações sociais, políticas e de gênero.

TED Talks

Ted Talks – AD Junior – Racismo Estrutural

Quando pretendeu ser um blogueiro de viagens, AD Junior se deparou com um forte racismo estrutural. Ele apresenta uma linha do tempo com os elementos da própria legislação brasileira, que constituíram essa estrutura que, até hoje, impede que negros cheguem a um lugar que todos os brancos têm o privilégio de ocupar.

Ted Talks – Chimamanda Adichie – O perigo da história única

A escritora conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural e nos adverte que se ouvimos somente uma única história, sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal entendidos.

O que achou dessas dicas? Conte pra gente nos comentários e inclua as suas – vamos adorar saber!

E se chegou até aqui, aproveite também para ler os artigos “4 dicas para investir em quem mais importa: você!” e “Saúde Mental e a importância de abordarmos esse tema”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *