Por Fernanda Festucci | Braptec
O dia 15 de agosto é uma homenagem à tecnologia que trouxe inúmeros avanços e benefícios para o cotidiano das pessoas: a informática.
Ela se tornou uma ferramenta essencial para as tarefas de qualquer empresa e é fundamental em nossas vidas. Tablets, smartphones e notebooks. É impossível imaginar o nosso cotidiano sem essas facilidades do mundo da informática.
Mas por que 15 de agosto?
A data foi escolhida como o dia da informática, pois neste mesmo dia, no ano de 1943, foi criado o ENIAC (Electrical Numerical Integrator Analyzer and Computer), a pedido do exército americano. Sua construção teve início em plena guerra, mas ele só foi ligado pela primeira vez em julho de 1947.

Ester Gerston e Gloria Gordon, programadoras do ENIAC, que deu início à história da informática (ARL Technical Library / U.S. Army)
Considerado o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo, ele foi concebido pelos norte-americanos John Eckert e John Mauchly.
O ENIAC tinha como objetivo realizar cálculos para o aprimoramento da tecnologia bélica, já que o mundo vivia o auge da Segunda Guerra Mundial – foi o início de tudo o que hoje conhecemos como informática.
Ele era bem diferente do que hoje chamamos de computador – era tão grande, que foi preciso utilizar uma sala inteira para sua instalação. Pesando 30 toneladas, ele ocupava uma área de 180m². Foram investidos 500 mil dólares para sua construção.
O seu sistema operacional era constituído por cartões perfurados operados por um time de funcionárias do exército, o que os classifica como os primeiros programadores da história.
Durante os seus dez anos em que operou, o ENIAC realizou mais contas do que toda humanidade já havia feito em sua história. O curioso é que ele tinha uma capacidade de operação menor do que qualquer calculadora.
Ao ser descontinuado, o ENIAC foi desmontado. Contudo, diversas de suas peças estão em exposição pelo mundo. Ao final de sua carreira, um rival com o dobro da capacidade custava o equivalente a US$ 200 mil e tinha apenas 10% de seu tamanho. Foi um grande avanço para a história da informática.
Ainda assim, os computadores ficaram exclusivamente nas mãos de empresas e órgãos governamentais até o fim da década de 70. Foi quando a computação doméstica começou a dar seus primeiros passos. Com isso, a informática passou a fazer parte do cotidiano de todos nós.
Saiba mais sobre a história da internet, acessando nosso artigo “A história da internet”.
Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. Além de manter as pessoas informadas, ela facilita a comunicação, em um mundo que precisa cada vez mais disso.
Parabéns aos profissionais de informática. Afinal, eles se dedicam todos os dias para disponibilizar esse recurso fundamental em nossas vidas.