A importância da Segurança da Informação para sua empresa

Por Giovanna Guimel | Braptec

Você sabia que a Segurança da Informação já é considerada uma das principais preocupações para as empresas no Brasil e no mundo?

Isso se dá porque, a cada ano, as ameaças evoluem e miram, principalmente, nas redes empresariais, o que significa um grande risco para corporações que não possuem uma boa gestão da área de TI.

Conforme as tecnologias vão se desenvolvendo, os perigos e ameaças também acabam crescendo. Ou seja, as organizações estão, cada vez mais, sujeitas a sofrerem algum ataque cibernético.

Por que dar prioridade à Segurança da Informação?

Segundo pesquisas realizadas pelo Insper, até 2025 haverá um crescimento de 15% ao ano em custos com ciberataques, chegando em U$ 10,5 bilhões, valor esse que supera, até mesmo, os lucros do comércio ilegal de drogas.

Este é o resultado de cibercriminosos cada vez mais profissionais, que se aproveitam da onda de digitalização e desenvolvem maneiras cada vez mais sofisticadas e engenhosas para invadir sistemas e roubar dados de corporações de todos os portes. 

O Brasil é o segundo país do mundo mais atingido por ciberataques.

Hoje no país, já podemos encontrar grandes organizações criminosas envolvidas em ataques hackers, sujeitando todas as empresas, de pequenas a grandes e de qualquer ramo, a sofrer danos em relação a segurança.

Motivos de preocupação com a segurança

Alguns pontos contribuem para que a Segurança da Informação seja considerada uma prioridade para as empresas. Listamos alguns deles, abaixo.

  • Home Office: desde 2020, início da pandemia de Covid-19, muitas empresas passaram a adotar o modelo de Home Office para seus funcionários. Ainda hoje, muitas permanecem nesse formato de trabalho ou no modelo híbrido, mesclando o trabalho presencial com o trabalho à distância. O resultado dessa adaptação de local de trabalho, é que não se pode mais contar com a infraestrutura do escritório central, o que dificulta a segurança, aumentando a possibilidade de ataques. Além disso, as empresas passaram a ter que garantir a proteção dos sistemas remotos contra ciberataques.
  • Ataques ransomware: pode parecer que não, mas ataques ransomware ainda são uma das maiores preocupações com relação à segurança de dados. Por isso, o treinamento constante, a participação em eventos de TI e o investimento em ferramentas adequadas para proteger a sua empresa é essencial. 

Soluções 

Sabemos que todas as empresas já sofreram ou ainda irão sofrem um ataque cibernético em algum momento. Sendo assim, é fundamental estar preparado para a reversão do problema, investindo na segurança e contando com boas estratégias de proteção e recuperação.

Investir em uma boa gestão da área de TI, irá garantir a segurança da sua empresa.

A Braptec possui especialistas à sua disposição, para gerenciar as melhores soluções em tecnologia, visando a proteção da sua empresa. Assim, ela poderá evoluir de forma segura. 

Gostou desse conteúdo? Tem mais sobre gestão de TI, segurança e outros temas relacionados à tecnologia em nosso blog. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *