5 dicas para melhorar o sinal Wi-Fi

Por Fernanda Festucci | Braptec

Quando entramos em um estabelecimento, seja um restaurante, seja uma clínica, já saímos logo procurando a bendita plaquinha que nos confirma a existência do dito cujo na casa.

Dizem por aí, vejam só, que o sinal mais claro de que uma amizade é verdadeira é chegar na casa da pessoa e o celular conectar automaticamente no Wi-Fi da residência. Já ouviu essa história?

Pois agora que muitas pessoas estão trabalhando de suas casas, esse desejo por um bom sinal de internet está ainda mais latente. Afinal, entrar em uma chamada de vídeo e acessar documentos da nuvem ou diretamente da rede da empresa, via uma conexão VPN, por exemplo, se tornaram ações rotineiras em nossas vidas.

Por isso, achamos mais do que necessário trazer este tema aqui em nosso blog!

Separamos algumas dicas preciosas e certeiras, que irão te ajudar a melhorar o sinal Wi-Fi em sua casa ou empresa. Veja a seguir.

1. Roteador próximo do banheiro ou da cozinha?

Se o seu roteador estiver perto do banheiro ou da cozinha, por exemplo, pode ser que as cerâmicas estejam interferindo no sinal. Esses materiais podem absorver ou refletir as ondas de rádio do Wi-Fi, causando instabilidade na conexão. Então, para garantir uma conexão mais estável, é recomendável manter uma distância considerável entre o roteador e esses ambientes.

2. Mora ou trabalha em prédio?

Se você está morando ou trabalhando em um prédio onde a internet parece estar oscilando, pode ser devido à interferência de outras redes Wi-Fi na área. Com a quantidade de dispositivos conectados hoje em dia, é comum que haja congestionamento nos canais de transmissão de Wi-Fi. Uma boa estratégia para lidar com isso é acessar as configurações do seu roteador e alterar o canal de transmissão para um menos congestionado.

3. O sinal não é dos melhores?

Se o sinal Wi-Fi não está atendendo às suas expectativas, uma solução simples pode ser se aproximar do roteador. O sinal de Wi-Fi tende a se enfraquecer à medida que você se afasta do ponto de acesso, então ficar mais perto pode melhorar significativamente a qualidade da conexão.

4. Será que você está utilizando a rede correta?

Se você está em dúvida sobre qual rede Wi-Fi usar, é uma boa ideia optar pelas redes de 5 GHz, se o seu roteador suportar essa frequência. As redes de 5 GHz geralmente oferecem uma conexão mais rápida e menos congestionada em comparação com as redes de 2,4 GHz, que são mais comuns e, portanto, mais suscetíveis a interferências.

5. Seus equipamentos são muito antigos?

Por fim, se você está enfrentando problemas de conectividade com dispositivos mais antigos, pode ser hora de considerar um upgrade. Dispositivos mais antigos podem não ser capazes de suportar as velocidades mais altas oferecidas por roteadores modernos, o que pode resultar em uma experiência de internet mais lenta e instável. Investir em equipamentos atualizados que sejam compatíveis com as últimas tecnologias Wi-Fi pode ser uma maneira eficaz de melhorar a qualidade da sua conexão.

Essas são algumas dicas simples para otimizar sua experiência com Wi-Fi e garantir uma conexão estável e rápida em sua casa ou local de trabalho. Esperamos que essas sugestões sejam úteis para você.

Mas, claro, se precisar de uma ajuda extra para garantir a melhoria do sinal de WiFi em sua casa ou empresa, você sempre poderá contar com a Braptec!‌

Acesse nosso site ou chame nossa equipe no WhatsApp e saiba como você pode garantir mais eficiência para o seu negócio hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *