Procrastinação: como vencer o hábito de adiar e alcançar a produtividade

Por Giovanna Guimel | Braptec

Você já teve a sensação de que uma força misteriosa te impedia de se concentrar e realizar seu trabalho? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho(a)! Trata-se da já famosa procrastinação invadindo o seu espaço.

Neste artigo, vamos te ajudar a compreender melhor o termo “procrastinação”, do qual muito se fala, mas nem tudo se sabe.

Também iremos te apresentar algumas dicas para que você reaja a esta situação e não se deixe mais levar pela procrastinação em seu dia a dia. 

Afinal, o que é procrastinar?

Procrastinação é o hábito de atrasar ou adiar aquele trabalho ou tarefa que precisa ser concluído, seja realizando outras atividades menos importantes ou se distraindo com atividades não relacionadas ao trabalho, como acessar as redes sociais ou assistir à um programa de TV.

A procrastinação ainda não é muito compreendida. Alguns pesquisadores acreditam se tratar de uma falha de autorregulação e autocontrole. Outros dizem que pode estar ligada à como nosso cérebro funciona, com as percepções do tempo e o “eu”.

Mas, ao contrário do que se costuma pensar, a procrastinação não está ligada à preguiça ou ao mau gerenciamento do tempo. Pelo contrário, estes são apenas alguns dos possíveis motivos que pode levar alguém a adiar o trabalho e as tarefas importantes.

Abaixo estão as principais causas que levam à procrastinação

  • Falta de autocontrole
  • Medo de falhar
  • Desenvolvimento de maus hábitos
  • Perfeccionismo 
  • Sensação de que o trabalho não é urgente
  • Confusão em relação aos requisitos 
  • Negatividade em relação a si mesmo(a) 
  • Medo de projetos complexos ou exaustivos
  • Execução simultânea de tarefas.

Quase todas essas razões, que acarretam a procrastinação no trabalho, derivam de um mesmo bloqueio central: a falta de clareza.

É possível que você tenha desenvolvido o hábito de procrastinar pela falta de uma conexão clara com a importância do seu trabalho. Isso não é preguiça, é um problema que pode ser solucionado.

Porém, saiba que vencer a procrastinação é totalmente possível e alcançável para aqueles que estão dispostos a enfrentar o desafio.

Embora seja um hábito enraizado e difícil de quebrar, com consciência, planejamento e autodisciplina, é possível superar a tendência de adiar as tarefas importantes.

Ao adotar estratégias como a definição de metas claras, a criação de um ambiente propício ao trabalho, o estabelecimento de prazos realistas e a prática do gerenciamento do tempo, é possível desafiar os impulsos procrastinadores e cultivar uma mentalidade de ação e produtividade.

Com perseverança e prática contínua, é possível transformar a procrastinação em motivação e alcançar resultados significativos em todas as áreas da vida.

A chave está em reconhecer o padrão procrastinatório, enfrentá-lo de frente e se comprometer com a mudança, lembrando-se sempre de que a conquista de uma rotina produtiva traz não apenas um senso de realização, mas também uma vida mais equilibrada e gratificante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *