Por Fernanda Festucci | Braptec
A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria, quando toda inovação poderia contribuir na disputa entre Estados Unidos e União Soviética – as duas superpotências que exerciam controle e influência no mundo.
Ela foi criada nos Estados Unidos, em 1969 e era chamada de Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network) – responsável por interligar laboratórios de pesquisa naquela época.
A imagem ao lado representa o mapa da Arpanet de 1973, quatro anos depois de sua criação.
Em 29 de Outubro de 1969 foi realizada a transmissão do primeiro e-mail da história, apresentada na imagem abaixo. O texto desse primeiro e-mail seria “LOGIN”, mas o computador que receberia a mensagem parou após receber a letra “O”.
Em 1982 o uso da Arpanet foi expandido para o meio acadêmico epara outros países. Desde então ela passou a ser chamada pelo nome que utilizamos até hoje – Internet. Somente após duas décadas, em 1987, seu uso comercial foi liberado pela primeira vez.
Em 1992, o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inventou a World Wide Web, que começou a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da internet. Tim Berners-Lee, que aparece na imagem abaixo, foi o criador da World Wide Web, em 1989. Este foi o primeiro sistema a permitir a navegação entre arquivos e links em computadores através de uma rede de dados. Desde então, surgiram diversas empresas provedoras de internet e a difusão da rede foi enorme!
No Brasil, a exploração comercial da internet foi liberada em 1995, mas algumas universidades já estavam conectadas à rede desde 1989.
Hoje, mais da metade do mundo está ligada na rede. O número de usuários de Internet já chega aos 4,66 bilhões, versus uma população global de 7,8 bilhões de pessoas.
Gostou de conhecer essa história? Conte pra gente nos comentários!