Proteção de dados e privacidade no Microsoft Copilot para Microsoft 365

Por Giovanna Guimel | Braptec

No cenário atual, onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais fundamental nas operações diárias das organizações, a questão da segurança e privacidade dos dados assume um papel central. O Microsoft Copilot para Microsoft 365 emerge como uma solução inovadora, que utiliza inteligência artificial para aumentar a produtividade dos usuários. No entanto, é importante entender como esse mecanismo protege a privacidade dos dados e mantém a segurança das informações organizacionais. 

O Microsoft Copilot para Microsoft 365 é um mecanismo sofisticado de processamento e orquestração, que oferece recursos de produtividade impulsionados por IA, coordenando os seguintes componentes:

  • Modelos de linguagem grande (LLMs)
  • Conteúdo no Microsoft Graph, como e-mails, chats e documentos aos quais os usuários têm permissão para acessar.
  • Os aplicativos do Microsoft 365 que os usuários usam todos os dias, como Word e PowerPoint.

Nesta análise, examinaremos em detalhes as práticas adotadas pelo Microsoft Copilot para garantir a proteção dos dados, desde a utilização dos modelos de linguagem até o armazenamento das interações dos usuários.

Como o Microsoft Copilot para Microsoft 365 utiliza os dados da sua organização?

O Microsoft Copilot para Microsoft 365 agrega valor ao conectar LLMs aos dados organizacionais dos usuários. Ele acessa conteúdo e contexto por meio do Microsoft Graph, podendo gerar respostas ancoradas nos dados organizacionais, como documentos de usuários, e-mails, calendários, chats, reuniões e contatos.

O Microsoft Copilot combina esse conteúdo com o contexto de trabalho do usuário, como a reunião em que um usuário está no momento, as trocas de e-mail sobre um determinado tópico ou as conversas de chat que o usuário teve na semana anterior. Essa combinação de conteúdo e contexto ajuda a fornecer respostas precisas, relevantes e contextuais. 

Essa versão do Copilot apresenta apenas dados organizacionais para os quais os usuários individuais têm pelo menos permissões de visualização. É importante que os modelos de permissão disponíveis nos serviços do Microsoft 365, como o SharePoint, sejam utilizados e configurados para garantir que os usuários ou grupos tenham acesso ao conteúdo certo na organização, incluindo permissões concedidas a usuários externos por meio de soluções de colaboração entre locatários, como canais compartilhados no Microsoft Teams.

Quando os usuários inserem prompts usando o Microsoft Copilot para Microsoft 365, as informações contidas em seus prompts, os dados que eles recuperam e as respostas geradas permanecem dentro do limite de serviço do Microsoft 365, de acordo com os compromissos atuais de privacidade, segurança e conformidade da Microsoft. O Copilot utiliza serviços Azure OpenAI para processamento, e não os serviços publicamente disponíveis da OpenAI. 

O monitoramento de utilização indevida do Microsoft Copilot para Microsoft 365 ocorre em tempo real, sem fornecer à Microsoft qualquer acesso permanente aos dados do cliente, seja para revisão humana ou automatizada. Embora a moderação de utilização indevida, que inclui revisão humana do conteúdo, esteja disponível no Azure OpenAI, os serviços Microsoft Copilot para Microsoft 365 optaram por não a usar, ou seja, não são coletados ou armazenados pelo Azure OpenAI.

Dados armazenados sobre interações do usuário

Quando um usuário interage com aplicativos do Microsoft Copilot para Microsoft 365 (como Word, PowerPoint, Excel, OneNote, Loop ou WhiteBoard), os dados sobre essas interações são armazenados. Isso inclui o prompt do usuário e a resposta do Copilot, incluindo citações de qualquer informação usada para fundamentar a resposta do Copilot. Refere-se ao prompt do usuário e à resposta do Copilot a esse prompt como o “conteúdo das interações”, e o registro dessas interações é o histórico de interação do Copilot do usuário. 

Por exemplo, esses dados armazenados fornecem aos usuários o histórico de interação no Microsoft Copilot com bate-papo baseado em Graph e reuniões no Microsoft Teams. Esses dados são processados e armazenados em alinhamento com compromissos contratuais com outros conteúdos da organização no Microsoft 365. Os dados são criptografados enquanto armazenados e não são utilizados para treinar LLMs básicos, incluindo aqueles usados pelo Microsoft Copilot para Microsoft 365. 

Para visualizar e gerenciar esses dados armazenados, os administradores podem usar a pesquisa de conteúdo ou o Microsoft Purview. Os administradores também podem usar o Microsoft Purview para definir políticas de retenção para os dados relacionados às interações de chat com o Copilot.

Compromisso com a IA responsável

A Braptec tem como objetivo ajudar os clientes a usarem os produtos de IA de maneira responsável, compartilhando aprendizados e construindo parcerias baseadas na confiança. Para estes novos serviços, procuramos fornecer informações sobre usos pretendidos, capacidades e limitações, para que as empresas tenham o conhecimento necessário para fazer escolhas de implementação de ferramentas eficazes, seguras e transparentes.

Ao alinhar-se com as melhores práticas de privacidade e segurança, o Copilot não apenas fortalece a confiança dos usuários em sua plataforma, mas também estabelece um padrão exemplar para a utilização responsável da inteligência artificial. Ao oferecer transparência e controle aos seus usuários, a Microsoft reforça seu compromisso com a IA responsável, promovendo um ambiente digital seguro e confiável para todos os usuários.

Implemente o Copilot para Microsoft 365 na sua operação! 

A Braptec oferece soluções combinadas, juntamente com uma lista de verificação de implantação do Copilot. Tudo isso, visando facilitar a instalação dessa ferramenta no seu negócio. 

Entre em contato com nosso time. Nós podemos te ajudar a desbloquear o potencial da inteligência artificial na sua empresa, impulsionando o progresso do seu negócio!

Acesse nosso site ou chame nossa equipe no WhatsApp. Será um prazer te ajudar a alcançar melhores resultados, por meio da tecnologia!

Fonte: Microsoft Learn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *